quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A INDISCIPLINA E A AGRESSIVIDADE NA SALA DE AULA


Violência escolar: um desafio a ser combatido




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj60xiiXd6YAOMG0BAB8xQJLSrYozrjm78VVIRwM8nRwNXv5CFVNilE-IKCuseFqqqragDF8wgqYqqUF4yGXWwCdSi4KlG7O2yzfL7_gAHofPVjkyK5sYnB36ZU8MZUspKk0DOAbxf46A4/s1600/e73c0749778f857a6b821610d9486cc5.jpg


O educar e o conviver dizem respeito à proposta de convivência interpessoal, baseada não no controle, na obediência e na submissão, mas na autonomia, na compreensão e no respeito. As ações dos professores devem ser marcadas pelo relacionamento através do diálogo, evitando comportamentos de indisciplina e agressividade em sala de aula.
Segundo Freire (2004), "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". A educação problematizadora é a prática de liberdade que exige de seus personagens uma nova concepção de comportamento, pois ambos são educadores e educandos, aprendendo e ensinando em conjunto.
Nos comportamentos indisciplinados e agressivos chamou-se a atenção para o ‘bullying’, retratada como uma violência escolar. Faz-se mister considerar que a violência é consequência de diversas causas que, nem sempre são oriundas do momento vivido, mas, podem estar ligadas a fatores históricos, culturais e sociais. As relações interagem no contexto, no qual o indivíduo se encontra, e são desencadeadas na interação sujeito-contexto.
É  possível constar que certos grupos de alunos possuem mais benefícios do que outros, tendo materiais escolares melhores, lanches mais elaborados e brinquedos mais caros. Dessa maneira, os grupos que possuem tais benefícios acabam excluindo os alunos que não têm as mesmas oportunidades, gerando um clima de tensão e que pode acabar resultando na prática da violência psicológica, verbal e física.
As famílias devem participar ativamente da educação dos filhos, por intermédio de ensinamentos básicos de humanidade e ética, além de estarem atentos à influencia de valores prejudiciais a eles. Para complementar essa ação, as escolas devem proporcionar possibilidades para uma boa convivência dos alunos, fazendo isso por meio de esportes, aulas e gincanas que estimulem sentimentos de companheirismo, amizade e solidariedade. Com essas medidas, será possível o combate efetivo à violência escolar.



http://noticias.universia.com.br/br/images/universia/p/pr/pre/prevenir-violencia-escolar-noticias.jpg


A violência na escola é algo complexo, pois espelha uma grande amplitude de causas às vezes difíceis de individualizar. Mesmo assim, é importante criar um mapa de prevenção para este problema.
O primeiro ato de violência (não o segundo, nem o terceiro) indica a necessidade de uma reunião imediata de toda a comunidade educativa para discutir/reunir critérios para propor estratégias e soluções. O principal, como já dito, é a prevenção. Para isso, é necessário criar um plano de ação para os alunos, desde o jardim de infância até o ensino fundamental.

PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA ESCOLAR É NECESSÁRIO:

1- agir em conjunto

2- respeitar o direito de todos
3- possibilitar diferentes espaços de expressão
4- lutar contra qualquer tipo de discriminação (seja ela por cor de pele, religião, etc).
5- agir respeitosamente
Além disso, o docente deve ser exemplo para todos os alunos. É importante que eles saibam contê-los em caso de brigas, assim como é necessário que eles sejam capazes de transmitir ideais e valores. Nos recreios, ou intervalos, as crianças devem perceber que estão sendo vigiadas e o docente deve intervir imediatamente no começo de uma ação agressiva de um companheiro contra outro.Portanto, para evitar a violência na escola deve-se trabalhar conjuntamente e criar entre todos - os adultos e crianças - um ambiente são, no qual prevaleça o respeito, o afeto e a liberdade de expressão.





REFERENCIAS:


http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/05/948776/como-prevenir-violencia-escolar.html


https://www.portoeditora.pt/paisealunos/para-os-pais/noticia/ver/?id=28349&langid=1





PARTICIPANTES DO GRUPO:  ROSIMAR FARIA LOPES                             141.120.800.99
                                                SIMONE MORAES GUILLANDI                     141.120.800.97
                                                ANA CRISTINA DOS SANTOS                     141.120.801.07

Nenhum comentário:

Postar um comentário