quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BULLYING



Bullyng  não é brincadeira!


Hoje na comunidade escolar está tendo um problema gravíssimo entre os alunos que é o bullying, pratica que prejudica alunos que são ofendidos verbalmente e até fisicamente por outros da mesma escola. Deve-se salientar aos alunos que  bullying na escola é terrível e que causa um grande mal, e que a partir dessa conversa, deve-se criar e estimular na criança um respeito mútuo bem como lidar com as diferenças entre classes sociais, raciais e econômicas. É na escola que a mesma começa a ter vínculos que no meio familiar ele não tem, pois dentro da família todos são iguais, e na escola ele terá contatos com crianças de todas as formas e condições. As agressões nas escolas muitas vezes não têm motivo nenhum para acontecer, simplesmente pelo puro prazer que agredir seja verbalmente ou com atos físicos. Através desse projeto o professor poderá resolver problemas dentro da sala de aula relacionados ao bullying.


As formas de bullying são:

•Verbal (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”).
•Física e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima).
•Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar).
•Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar).
•Virtual ou Cyberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet etc.).
Estudos revelam um pequeno predomínio dos meninos sobre as meninas. No entanto, por serem mais agressivos e utilizarem à força física, as atitudes dos meninos são mais visíveis. Já as meninas costumam praticar bullying mais na
base de intrigas, fofocas e isolamento das colegas. Podem, com isso, passarem despercebidas, tanto na escola quanto no ambiente doméstico.
Uma das formas mais agressivas de bullying, que ganha cada vez mais espaços sem fronteiras é o cyberbullying ou bullying virtual. Os ataques ocorrem por meio de ferramentas tecnológicas como celulares, filmadoras, máquinas fotográficas, internet e seus recursos (e-mails, sites de relacionamentos, vídeos). Além de a propagação das difamações serem praticamente instantânea o efeito multiplicador do sofrimento das vítimas é imensurável. O cyberbullying extrapola, em muito, os muros das escolas e expõe a vítima ao escárnio público. Os praticantes desse modo de perversidade também se valem do anonimato e, sem nenhum constrangimento, atingem a vítima da forma mais vil possível. Traumas e consequências advindos do bullying virtual são dramáticos.
Os bullies (agressores) escolhem os alunos que estão em franca desigualdade de poder, seja por situação socioeconômica, situação de idade, de porte físico ou até porque numericamente estão desfavoráveis. Além disso, as vítimas, de forma geral, já apresentam algo que destoa do grupo (são tímidas, introspectivas, nerds, muito magras; são de credo, raça ou orientação sexual diferente etc.). Este fato por si só já as torna pessoas com baixa autoestima e, portanto, são mais vulneráveis aos ofensores. Não há justificativas plausíveis para a escolha, mas certamente os alvos são aqueles que não conseguem fazer frente às agressões sofridas.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqZy1umG8VbVlzbR7paTpfveXZ9UhMiGFVa7BV3E9Ge9EG5g-eTc7CxEBI78qfGhuHpD5p4k7wi5tm6grScjP6oRjwfy0f1CvObz0fgLSQ9fJcUqiM4twMQ1tbi6xGJvFhjj6CjS0axoeV/s1600/calvin.bmp

http://www.free-for-kids.com/Bullying%20Colouring%20Pages/welcome-bullying-colouring.jpg

REFERENCIAS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

http://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola





PARTICIPANTES DO GRUPO: ROSIMAR FARIA LOPES 141.120.800.99
                       SIMONE MORAES GUILLANDI  141.120.800.97
ANA CRISTINA DOS SANTOS 141.120.801.07

2 comentários:

  1. Muito interessante o tema e o texto. Pois o Bullyng é algo inaceitável e que precisa ser combatido.
    Escondido atrás de uma brincadeira, ele é violento e desrespeitoso, que pode ter consequências sérias.
    A escola precisa está por dentro,saber, e fazer os encaminhamentos necessários para que haja uma conscientização por parte dos docentes e ele (Bullyng) seja realmente combatido.
    Trio: Dayanne Dias da Silva Matr.:13212080451
    Fabrina Pereira Queiroz Matr.: 13112080096
    Juliane Oliveira da Silva Matr.: 13212080090

    ResponderExcluir
  2. O bullying é algo terrível que traz grandes consequências em todos os sentidos, causa um grande mal em quem passa por isso. Precisa ser discutido, combatido, pois não é assunto banal,bobeira, é algo seríssimo. Sempre traz grandes danos, é uma violência física ou psicológica.

    Comentário postado por: ANA CRISTINA
    MATR.: 141.120.801.07

    ResponderExcluir