A MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ, TOLERÂNCIA E NÃO VIOLÊNCIA.
Na mediação de conflitos dentro da unidade escolar a negociação e o diálogo são vitais para entender o porquê. Faz-se necessário neste novo paradigma compreender primeiro e não apenas penalizar, saber escutar as razões. O conceito de culpa deve ser mudado para o paradigma do conceito de responsabilidade. Em mediação escolar não há culpa, há uma co-responsabilidade.
A construção da Cultura de Paz, Tolerância e Não- Violência passa por transformações na qualidade das relações sociais, portanto para efetivá-la no âmbito escolar de maneira significativa, sem exclusão, discriminação ou supervalorização da capacidade intelectual, ressalta-se a necessária mudança de paradigma, pela interação e interlocução com o outro e de ações concretas e confrontado as diferentes leituras do mundo real.Diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos. Desse modo a mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de pacificação, oferecendo aos sujeitos envolvidos no conflito a possibilidade de solucioná-lo ou amenizá-lo por intermédio de ajuda de um terceiro elemento: o mediador.
PARTICIPANTES DO GRUPO: ROSIMAR FARIA LOPES MATR.: 141.120.800.99
ANA CRISTINA DOS SSANTOS MATR.: 141.120.801.07
SIMONE MORAES GUILLANDI MATR.: 141.120.800.97
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