DESAFIO DE UM NOVO TEMPO
"O vídeo retrata a história de uma professora que soube fazer a diferença em seu ambiente de trabalho, a partir do constante apoio aos alunos (em especial um que sofria com os diversos problemas familiares), valorizando suas competências e habilidades e utilizando uma metodologia inovadora de ensino. Com essa atitude, a professora além de conseguir fazer com que seus alunos mudassem de postura, possibilitou aos mesmos trilharem novos caminhos superando suas próprias expectativas."
Nesta perspectiva, o desafio do gestor escolar é democratizar o ambiente escolar, humanizando o ambiente, traçando objetivos com coerência, cidadania, flexibilização e sensibilidade aos anseios da sua escola. Com isso, estará qualificado para exercer sua função, tendo autoridade sem ser autoritário, sendo autônomo e também dando autonomia a todos os participantes.
E O BULLYING?
O bullying, como prática coerciva e violenta, preocupa pais e educadores. Nesse sentido, a escola ganha mais um desafio: auxiliar alunos e professores a lidar com esse problema e suas consequências. Sem dúvida, a reflexão sobre a diversidade e a tolerância é uma grande aliada da escola nesse desafio. Mas como fazer isso a partir dos conteúdos escolares?
Uma opção é partir do trabalho com os adjetivos. O objetivo é apontar para a diversidade que nos cerca e, sobretudo, para riqueza que o diferente propicia! O adjetivo é a classe de palavras que nos permite valorar o mundo. Sem ele, seria impossível emitir juízos de valor sobre as coisas.
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/88/artigo227093-1.asphttp://pt.slideshare.net/jackzeus/trabalho-sobre-bullying
A diversidade não pode ser vista como sinônimo de desigualdade, e sim, como elemento de produção de conhecimentos, enriquecimentos e aprendizado. Nesta construção, o papel de todos gestores escolares deve sempre estar pautado em combater o bullying e qualquer tipo de violência.
No Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos objetivos da escola, segundo Taille:
"Lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e a sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania. E, para ser cidadão, são necessários sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, um conjunto de normas de relações interpessoais e dialogo franco e ético. (2003, p.23)".
http://unisal.br/wp-content/uploads/2013/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Eleonor-Shuchardt.pdf

https://www.google.com.br/search?q=tirinhas+sobre+bullying&espv=2&biw=1366&bih=638&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiUrL-EhMHPAhWGUJAKHV1fBNQQsAQIHg#imgrc=BDdhhGGWYw5mKM%3A
A gestão escolar deve estar atenta a seus profissionais, se tem algum passando pela síndrome de Burnout, pois pode desencadear sérios problemas no desenvolvimento do trabalho, levando a perder a harmonia no ambiente escolar. Se for professor atuante em sala de aula e estiver sofrendo da síndrome, os gestores devem conversar, buscar uma orientação com um profissional de saúde para que este professor consiga se reabilitar profissionalmente.
http://www.diariodoprofessor.com/2012/10/30/3181/
O que mais dificulta o trabalho do educador, especialmente o exercício profissional do professor, nas escolas públicas e particulares, segundo variadas pesquisas, em ordem do maior para o menor dos problemas encontrados:
– Salário
– Condições físicas
– Falta de material didático
– Falta de interesse dos alunos
– Barulhohttp://www.diariodoprofessor.com/2012/10/30/3181/
https://youtu.be/ssPOoAY062s
Andréa Arruda de Souza Monnerat – Matrícula: 14112080119.




A meu ver, é um grande desafio para o professor fazer o seu aluno perceber que bullying é uma coisa séria, que discriminar seu colega por ser diferente, fazendo piada não é uma brincadeira, que o respeito tem que estar presente em todos os lugares.
ResponderExcluirSandra Helena Ferreira - matrícula 14112080115
Bom dia!
ResponderExcluirO desafio que hoje o professor tem, é grande demais, ao lidar com bullying, com a discriminação, com a falta de respeito entre os alunos, dos alunos com os professores e por ai vai. Há a necessidade de sermos otimistas querer transformar em realidade o sonho de uma educação para todos, nos convencendo das potencialidades e capacidades dos seres humanos, acreditando que, somando nossas diferenças, poderemos provocar mudanças significativas na educação e na sociedade, diminuindo preconceitos e estereótipos e tornando nosso país mais humano, fraterno, justo e solidário.
ANA CRISTINA DOS SANTOS
MATR.: 141.120.801.07