terça-feira, 11 de outubro de 2016

Educação e Respeito na Escola

Educação e respeito

Grupo: Fernanda Claudia Rezende da Costa - 14112080112
               Bruna Franco Longo – 14112080111     
               Carlos Felipe de Almeida Ferreira – 14112080109


A escola hoje tem um papel muito mais complexo do que antes, não sendo apenas um local onde se aprende a ler, escrever e contar, onde o professor manda e o aluno obedece, muito pelo contrário, a escola hoje tem a função de formar indivíduos para viver em sociedade. É importante que a escola inclua o aluno na vida cotidiana, social e econômica a qual vivemos hoje, levando o aluno a refletir, pensar, compreender sua realidade, se tornando sujeito autônomo.  Para que isso ocorra, a escola precisa ser um espaço prazeroso, agradável, com aulas dinâmicas, professor sendo mediador e o aluno colaborador, essa construção de conhecimento passa a ser mais significativa.

A orientação educacional nas escolas auxilia no desenvolvimento deste trabalho, buscando estratégias para melhorar ainda mais essa relação aluno-escola, aluno-professor, minimizando e até mesmo evitando agressões como: espancamentos, ofensas, gritarias através de um trabalho de conscientização para que não haja nenhum tipo de assédio moral e abuso de poder, já que a escola é um ambiente democrático de formação de cidadãos que preza o respeito e a educação.

Assédio Moral
Respeito ao próximo
Professor Mediador /Colaborador

Professor Autoritário / Opressivo

2 comentários:

  1. Nos dias de hoje,o orientador pode contribuir e muito com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais. Nesses encontros, são tratados os problemas que interferem na aprendizagem do grupo e colocam em risco a qualidade da convivência. As brigas do intervalo, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos são alguns dos assuntos que costumam se inserir nessas discussões. Existem escolas que, tendo clareza das questões que habitualmente surgem nessa faixa etária, promovem ações preventivas. Nesses casos, a orientação antecipa com os jovens assuntos complexos que podem ser potencializadores de futuros conflitos por meio, por exemplo, do debate de filmes ou da leitura de textos.

    Comentário postado por: ANA CRISTINA DOS SANTOS
    MATR.: 141.120.801.07

    ResponderExcluir
  2. Interessante o texto, grupo! A orientação educacional traz as necessidades da comunidade relacionadas com o conhecimento formal, considera o sujeito nas dimensões biológicas, culturais, afetivas, sociais etc. É importante também que trabalhe com as novas tecnologias de maneira crítica e contextualizada, a fim de desvelar as relações de poder na produção do conhecimento.

    Comentário postado por: Carina Moreira/ matr: 14112080105

    ResponderExcluir