terça-feira, 11 de outubro de 2016

Os Desafios da Supervisão Escolar na Atualidade.


        Os Desafios da Supervisão Escolar na Atualidade!!!

              


   Os desafios de hoje para orientadores e supervisores escolares, não são apenas as questões específicas da didática, mas também os temas que circundam a agressividade, a sexualidade, a religião, a morte, a raça e o gênero, atingindo a essência do aprender, segundo Medina. Nesse sentido se faz necessário o conhecimento em outras áreas e o aprofundamento desses temas. Na ação supervisora renovada, proposta por Medina, o trabalho tem em vista o sentido da vida humana, e por essa perspectiva, a supervisão e a orientação escolar estarão comprometidas no novo contexto de educar tendo como interesse principal o desenvolvimento do aluno, numa ação de parceria, onde o supervisor orienta, ensina, mas também aprende.
Professor e supervisor integrados com a comunidade em que a escola está inserida encontrarão resposta para as demandas desafiadoras da atualidade através da proposta de escola inclusiva onde todos os alunos podem aprender participar e conviver nesse espaço social, compreendendo que as diferenças e a diversidade são características naturais, de promoção dos valores de humanidade, para que a escola seja um espaço social acolhedor e prazeroso, que promova o diálogo, a reflexão, o agir participativo, o respeito e flexibilidade.
   Diante desses desafios é preciso um trabalho construído em conjunto com a participação da comunidade escolar, organizada para a superação das desigualdades, interferindo na realidade social, dos que buscam ensino de qualidade.

Referência:
Medina, Antônia. Supervisão Escolar: Parceria político – pedagógico do Professor. Porto Alegre, 1995.

Trio: Dayanne Dias da Silva Matr.:13212080451
          Fabrina Pereira Queiroz Matr.: 13112020096
         Juliane Oliveira da Silva Matr.: 13212080090

3 comentários:

  1. O trabalhos feito com a Supervisão Educacional num trabalho pedagógico coletivo e compartilhado, com toda comunidade escolar e principalmente com os professores, que trabalha em cima de três competências: política, percebendo a sociedade, a escola e o sistema educacional, como parte de um mesmo processo; humana, através da capacidade de relacionar-se com o professor, a partir da compreensão, aceitação, sensibilização, empatia e consideração pelos outros; e técnica, com conhecimentos e habilidades em métodos, processos, procedimentos e organização de trabalho; consegue desenvolver um trabalho democrático e significativo dentro da escola.

    Comentário postado por : ANA CRISTINA DOS SANTOS
    MATR.: 141.120.801.07

    ResponderExcluir
  2. Em todo tempo,educação é um processo para o qual converge a inúmeras variáveis, inclusive a motivação de cada um de nós, somada à crença, de que somos agentes de mudança, de que a educação é, também, um ato político, do qual somos coparticipantes, em busca do exercício da cidadania plena, de todos os nossos alunos.

    Simone Moares Guillandi Matr.: 14112080097

    ResponderExcluir
  3. Enriquecedor este texto de Medina! O Orientador Educacional pode auxiliar o professor na construção de conteúdos que ultrapassem os "muros da escola" ressignificando este conteúdo, de modo que ele contemple um currículo em rede. O supervisor Educacional é o parceiro político pedagógico do docente, já que atua na aproximação da relação teórico-prática, evidencia o trabalho do diagnóstico, problematizando-o e constrói em conjunto a proposta de ação.
    Parabéns, Grupo!

    Comentário postado por: Carina Moreira/ matr: 14112080105

    ResponderExcluir