Os Desafios da Supervisão Escolar na Atualidade!!!
Os desafios de hoje para orientadores
e supervisores escolares, não são apenas as questões específicas da didática,
mas também os temas que circundam a agressividade, a sexualidade, a religião, a
morte, a raça e o gênero, atingindo a essência do aprender, segundo Medina.
Nesse sentido se faz necessário o conhecimento em outras áreas e o
aprofundamento desses temas. Na ação supervisora renovada, proposta por Medina,
o trabalho tem em vista o sentido da vida humana, e por essa perspectiva, a
supervisão e a orientação escolar estarão comprometidas no novo contexto de
educar tendo como interesse principal o desenvolvimento do aluno, numa ação de
parceria, onde o supervisor orienta, ensina, mas também aprende.
Professor e supervisor integrados com
a comunidade em que a escola está inserida encontrarão resposta para as
demandas desafiadoras da atualidade através da proposta de escola inclusiva
onde todos os alunos podem aprender participar e conviver nesse espaço social,
compreendendo que as diferenças e a diversidade são características naturais,
de promoção dos valores de humanidade, para que a escola seja um espaço social
acolhedor e prazeroso, que promova o diálogo, a reflexão, o agir participativo,
o respeito e flexibilidade.
Diante desses desafios é preciso um
trabalho construído em conjunto com a participação da comunidade escolar,
organizada para a superação das desigualdades, interferindo na realidade
social, dos que buscam ensino de qualidade.
Referência:
Medina, Antônia. Supervisão Escolar: Parceria político –
pedagógico do Professor. Porto Alegre, 1995.
Trio: Dayanne Dias da Silva Matr.:13212080451
Fabrina Pereira Queiroz Matr.: 13112020096
Juliane Oliveira da Silva Matr.: 13212080090

O trabalhos feito com a Supervisão Educacional num trabalho pedagógico coletivo e compartilhado, com toda comunidade escolar e principalmente com os professores, que trabalha em cima de três competências: política, percebendo a sociedade, a escola e o sistema educacional, como parte de um mesmo processo; humana, através da capacidade de relacionar-se com o professor, a partir da compreensão, aceitação, sensibilização, empatia e consideração pelos outros; e técnica, com conhecimentos e habilidades em métodos, processos, procedimentos e organização de trabalho; consegue desenvolver um trabalho democrático e significativo dentro da escola.
ResponderExcluirComentário postado por : ANA CRISTINA DOS SANTOS
MATR.: 141.120.801.07
Em todo tempo,educação é um processo para o qual converge a inúmeras variáveis, inclusive a motivação de cada um de nós, somada à crença, de que somos agentes de mudança, de que a educação é, também, um ato político, do qual somos coparticipantes, em busca do exercício da cidadania plena, de todos os nossos alunos.
ResponderExcluirSimone Moares Guillandi Matr.: 14112080097
Enriquecedor este texto de Medina! O Orientador Educacional pode auxiliar o professor na construção de conteúdos que ultrapassem os "muros da escola" ressignificando este conteúdo, de modo que ele contemple um currículo em rede. O supervisor Educacional é o parceiro político pedagógico do docente, já que atua na aproximação da relação teórico-prática, evidencia o trabalho do diagnóstico, problematizando-o e constrói em conjunto a proposta de ação.
ResponderExcluirParabéns, Grupo!
Comentário postado por: Carina Moreira/ matr: 14112080105