Os meios de comunicação retratam, com frequência, ações violentas protagonizadas por alunos nas escolas. Com intencionalidade lesiva, eles desafiam a ordem e a hierarquia escolares, destroem material, impõem clima de desrespeito.
Por que há tanta violência nas escolas?
As causas são variadas, com raízes econômicas, sociais e culturais (Família, Escola, Governo, Políticos, Igreja, Associações, etc).
As causas são variadas, com raízes econômicas, sociais e culturais (Família, Escola, Governo, Políticos, Igreja, Associações, etc).

Um alerta é estabelecido nas situações de risco e os questionamentos surgem de todas as direções.
Vale um estudo aprofundado que reforçará, com certeza, a relevância dos contextos sociais dos jovens e os fatores que desencadeiam comportamentos violentos.
Quem é o responsável pela violência que acontece num espaço?
Quem são os educadores?
Que perfil apresentam os alunos que se envolvem em atos de violência na escola?
Alunos e Escola: adversários ou aliados?
Sabe-se das contradições presentes no ambiente educacional, da escola vivida (nossa realidade) contrapondo-se à escola pensada (a ideal).
Há necessidade urgente de se repensar a forma como a Escola exerce o seu controle, organizando-se pedagogicamente, com ambientes adequados à construção de valores característicos ao local.
"...inexiste uma tomada de consciência da sociedade de que ela é responsável." (Benevides, 1996:76)
Vale um estudo aprofundado que reforçará, com certeza, a relevância dos contextos sociais dos jovens e os fatores que desencadeiam comportamentos violentos.
Quem é o responsável pela violência que acontece num espaço?
Quem são os educadores?
Que perfil apresentam os alunos que se envolvem em atos de violência na escola?
Alunos e Escola: adversários ou aliados?
Sabe-se das contradições presentes no ambiente educacional, da escola vivida (nossa realidade) contrapondo-se à escola pensada (a ideal).
Há necessidade urgente de se repensar a forma como a Escola exerce o seu controle, organizando-se pedagogicamente, com ambientes adequados à construção de valores característicos ao local.
"...inexiste uma tomada de consciência da sociedade de que ela é responsável." (Benevides, 1996:76)
Imagens:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20795
http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/08/tirinha-engracada-n5-violencia-nas.html
http://portaldoestudante.wordpress.com
http://mexaletras.blogspot.com.br/2010/11/desafio-coletivo-violencia-escolar.html
Cinthia Lamblet Mat.14112080102
Natália Lemos Mat.14112080092
Michelle Marins 11112080208
Nenhum comentário:
Postar um comentário