sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Os Desafios do Gestor diante da Violência Escolar (bullying), Síndrome de Burnout e do Assédio Moral na Educação.

Vários são os desafios do gestor na escola, dentre eles, podemos citar: violência escolar (bullying), Síndrome de Burnout e assédio moral.
O bullying é uma violência que também está presente dentro da escola, podendo acontecer entre os alunos e entre alunos e professores, muitas vezes sendo velado por ser visto de forma natural. Entretanto, o bullying engloba fatores políticos, sociais, culturais, aproximando-se do preconceito e estabelecendo relações de poder. Como gestoras, devemos trabalhar para não reproduzir atitudes adaptativas numa educação de massa, entendendo o fenômeno bullying de forma abrangente e repensando os processos de socialização na escolarização, que reforçam imagens dominantes na sociedade.
A Síndrome de Burnout está associada ao esgotamento físico e mental do professor e existem fatores decisivos para o desenvolvimento desta síndrome no profissional, tais como: a jornada de trabalho excessiva, baixos salários, a idade do professor associada à falta de experiência profissional etc. Nós, pedagogas, podemos desenvolver um projeto de ação em conjunto com os professores a fim de prevenir a Síndrome de Burnout, como: promover um ambiente de parceira e não de competitividade, primar por relações interpessoais de qualidade, criar intervenções pedagógicas etc.
O assédio moral, um risco muita das vezes invisível, mas que traz danos reais à saúde e às relações de trabalho de muitos profissionais caracteriza-se por ações humilhantes, desrespeitosas e constrangedoras que ocorrem no ambiente de trabalho.
Tais relações de poder humilhantes podem ocorrer de duas formas distintas, de forma vertical, quando o assédio moral acontece “de cima pra baixo”, ou seja, quando são relações autoritárias e desumanas com manipulação do medo realizadas pela própria chefia no trabalho, ou de forma horizontal, quando estas relações ocorrem entre os próprios colegas de trabalho, por meio de comportamentos agressivos e indiferentes. Tal comportamento impede o trabalho coletivo, assim a vítima perde a autoconfiança e o agressor impõe ao grupo sua autoridade.
Investir em um ambiente de trabalho cooperativo que envolva toda a comunidade escolar se torna imprescindível para a superação tanto da violência escolar, quanto do assédio moral, que se caracterizam uns dos gatilhos para o esgotamento do profissional da educação, desencadeando a Síndrome de Burnout. Desta maneira, uma gestão atenta a estas diversas mazelas pode contribuir para a superação dos desafios diante de tais problemas.


Fonte:

 ANTUNES, Deborah  Christina  & ZUIN,  Antônio  Álvaro  Soares. Do bullying  ao preconceito:os  desafios da barbárie à educação.  Psicol.   Soc.[online].   2008,   vol.20,   n.1,   pp.   33-41.   ISSN   1807-0310. Disponível emhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004

JBEILI,   Chafic.  Burnout   em   professores   –   identificação,tratamento   e   prevenção  (cartilha).   SINPRO/RIO;2008.Disponível em:http://www.saudedoprofessor.com.br/Burnout/Arquivos/cartilha.pdf

LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes.  J. Pediatr. (Rio J.)  [online]. 2005, vol.81, n.5, suppl., pp. s164-s172. ISSN 0021-7557.  Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000700006
LEVY,   Gisele   Cristine   Tenório   de   Machado;  NUNES   SOBRINHO,Francisco de Paula  e  SOUZA, Carlos Alberto Absalão de. Síndrome de Burnout em professores da rede pública.  Produção  [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 458-465. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000300004&script=sci_arttext
 SEPE/RJ.  Assédio  Moral nas  escolas  – mais um pesadelo do profissional   da   educação  (cartilha);   2005.   Disponível   em: http://www.seperj.org.br/admin/fotos/biblioteca/biblioteca8.pdf
Rio de Janeiro, Lei nº 6.084, que cria o Programa de Prevenção e Conscientização do Assédio Moral e Violência nas escolas públicas e privadasdo   Estado   do   Rio   de   Janeiro.   Disponível   em:  http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2011-dez-05-assedio.php

Componentes do Trio:

Carina Moreira/ matr: 14112080105
Eliene Costa Olival/matr: 14112080104
Sandra Helena Ferreira:/ matr; 14112080115



Um comentário:

  1. Como foi gratificante a nossa interação na construção deste trabalho! A proposta da equipe de Gestão 2 foi excelente! Aprendemos, trocamos conhecimentos de maneira dinâmica e criativa.
    Comentário postado por : Carina Moreira/ matr: 14112080105

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