Vários
são os desafios do gestor na escola, dentre eles, podemos citar: violência
escolar (bullying), Síndrome de Burnout e assédio moral.
O bullying
é uma violência que também está presente dentro da escola, podendo acontecer
entre os alunos e entre alunos e professores, muitas vezes sendo velado por ser
visto de forma natural. Entretanto, o bullying engloba fatores políticos,
sociais, culturais, aproximando-se do preconceito e estabelecendo relações de
poder. Como gestoras, devemos trabalhar para não reproduzir atitudes
adaptativas numa educação de massa, entendendo o fenômeno bullying de forma
abrangente e repensando os processos de socialização na escolarização, que
reforçam imagens dominantes na sociedade.
A
Síndrome de Burnout está associada ao esgotamento físico e mental do professor
e existem fatores decisivos para o desenvolvimento desta síndrome no
profissional, tais como: a jornada de trabalho excessiva, baixos salários, a
idade do professor associada à falta de experiência profissional etc. Nós, pedagogas,
podemos desenvolver um projeto de ação em conjunto com os professores a fim de
prevenir a Síndrome de Burnout, como: promover um ambiente de parceira e não de
competitividade, primar por relações interpessoais de qualidade, criar intervenções
pedagógicas etc.
O
assédio moral, um risco muita das vezes invisível, mas que traz danos reais à
saúde e às relações de trabalho de muitos profissionais caracteriza-se por
ações humilhantes, desrespeitosas e constrangedoras que ocorrem no ambiente de
trabalho.
Tais
relações de poder humilhantes podem ocorrer de duas formas distintas, de forma
vertical, quando o assédio moral acontece “de cima pra baixo”, ou seja, quando
são relações autoritárias e desumanas com manipulação do medo realizadas pela
própria chefia no trabalho, ou de forma horizontal, quando estas relações
ocorrem entre os próprios colegas de trabalho, por meio de comportamentos
agressivos e indiferentes. Tal comportamento impede o trabalho coletivo, assim
a vítima perde a autoconfiança e o agressor impõe ao grupo sua autoridade.
Investir
em um ambiente de trabalho cooperativo que envolva toda a comunidade escolar se
torna imprescindível para a superação tanto da violência escolar, quanto do
assédio moral, que se caracterizam uns dos gatilhos para o esgotamento do
profissional da educação, desencadeando a Síndrome de Burnout. Desta maneira,
uma gestão atenta a estas diversas mazelas pode contribuir para a superação dos
desafios diante de tais problemas.
Fonte:
ANTUNES, Deborah Christina & ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Do bullying ao preconceito:os desafios da barbárie à educação. Psicol. Soc.[online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 33-41. ISSN 1807-0310. Disponível emhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004
JBEILI, Chafic. Burnout em professores – identificação,tratamento e prevenção (cartilha). SINPRO/RIO;2008.Disponível em:http://www.saudedoprofessor.com.br/Burnout/Arquivos/cartilha.pdf
LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2005, vol.81, n.5, suppl., pp. s164-s172. ISSN 0021-7557. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000700006
LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado; NUNES SOBRINHO,Francisco de Paula e SOUZA, Carlos Alberto Absalão de. Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Produção [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 458-465. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000300004&script=sci_arttext
SEPE/RJ. Assédio Moral nas escolas – mais um pesadelo do profissional da educação (cartilha); 2005. Disponível em: http://www.seperj.org.br/admin/fotos/biblioteca/biblioteca8.pdf
Rio de Janeiro, Lei nº 6.084, que cria o Programa de Prevenção e Conscientização do Assédio Moral e Violência nas escolas públicas e privadasdo Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2011-dez-05-assedio.php
Como foi gratificante a nossa interação na construção deste trabalho! A proposta da equipe de Gestão 2 foi excelente! Aprendemos, trocamos conhecimentos de maneira dinâmica e criativa.
ResponderExcluirComentário postado por : Carina Moreira/ matr: 14112080105