A violência é um problema social que está presente
nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os
envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é
lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles
alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações coercitivas,
representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e
direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos
profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das
cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de
colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma
sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em
iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos
sociais.
Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam
traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade,
harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no
projeto político pedagógico da instituição.
Muito se diz sobre o combate à violência, porém,
levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o
que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias
instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que
deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.
Com recortes de jornais e revistas, pesquisas,
filmes, músicas, desenhos animados, notícias televisivas, dentre outros, os
professores podem levantar discussões acerca do tema numa possível forma de
criar um ambiente de respeito ao próximo, considerando que todos os envolvidos
no processo educativo devem participar e se engajar nessa ação, para que a
mesma não se torne contraditória. E muito além das discussões e momentos de
reflexão, os professores devem propor soluções e análises críticas acerca dos
problemas a fim de que os alunos se percebam capacitados para agir como
cidadãos.Afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de
mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas
que a vida apresenta.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia retirado de : http://brasilescola.uol.com.br/educacao/escola-x-violencia.htm
Alunas:
Dayanne Dias da Silva 13212080451
Fabrina Pereira Queiroz
13112080096
Juliane Oliveira da Silva
13212080090

Boa noite!
ResponderExcluirO que vemos nos dias de hoje é uma enorme violência dentro das escolas. Isso tudo leva a um somatório de coisas como por exemplo: O descaso dos governantes pela educação,a péssima remuneração faz com que os professores se submetam a jornadas de trabalho estafantes e muitas vezes em unidades distantes umas das outras, o que dificulta ainda mais a sua qualidade de vida.E também,nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
Comentário postado por: ANA CRISTINA DOS SANTOS
MATR.: 141.120.801.07
Deveria haver uma política publica que pudesse ser trabalhada nas escolas a fim de provocar o bem à sociedade em geral, diminuindo os conflitos e atendendo as demandas junto com o ministério publico.
ResponderExcluirSimone Moares Guillandi Matr.: 14112080097